Dinofest terá nova edição no fim de semana em Agudo

Redação do Diário

Dinofest terá nova edição no fim de semana em Agudo
Fotos: Gabriel Puhl (Prefeitura de Agudo/ Arquivo)

Nesta fim de semana promete ser movimentado na região. A Dinofest chega à segunda edição, prometendo uma viagem no tempo para voltar ao período triássico em Agudo, cidade intitulada “Berço dos Dinossauros”. O evento ocorrerá a partir deste sábado e está inserido nas atividades da Semana da Paleontologia. A programação será realizada no Volksgarten, localizado Largo Aldo Berger, no sábado (25) e no domingo (26), das 14h às 18h.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Agudo, Djulia Regina Ziemann, o Dinofest vai ser um verdadeiro paraíso para os amantes da paleontologia e de todas as coisas pré-históricas. Durante o evento, estão previstas a realização de atividades educativas, culturais e recreativas.

A programação inclui palestras com especialistas da área, além de exposições de fósseis e réplicas de dinossauros. Há também diversas atividades para as crianças, como escavações em busca de fósseis e brincadeiras educativas sobre a vida desses pré-históricos.

Os visitantes poderão conhecer o “Espaço dos Dinos”, local onde estão expostas réplicas em tamanho real dos dinossauros encontrados em Agudo. Também, estão previstas ações pedagógicas como uma exposição paleontológica, sessões de cinema, espaço multicultural com oficinas de pintura de rosto, brinquedos infláveis e distribuição de algodão doce, caça ao cartilhas educativas e com atividades sobre paleontologia.

a

Outra atividade aguardada é a escavação de fósseis, onde as crianças podem se transformar em “paleontólogos”. Em um espaço específico, exemplares fósseis são enterrados em vários níveis numa caixa com areia, onde será possível realizar uma escavação, utilizando materiais e equipamentos para descobrir os dinossauros enterrados.

Além disso, haverá a presença dos mascotes de dinossauros Agudino e Agussauro, Dino Cine, feira de produtos artesanais relacionados à temática paleontológica, entre outras atrações.

O município de Agudo é o local onde foram encontrados fósseis de alguns dos mais antigos dinossauros do mundo, entre eles, o Sacisaurus agudoensis; Pampadromaeus barberenai; Macrocollum Itaquii; e Erythovenator jacuiensis. Também, além de dinossauros, foram descobertos outros vertebrados fósseis, como o Exaeretodon e o Trucidocynodon que eram cinodontes, isto é, animais com “2 dentes de cão” ou ainda o Rincossauro, réptil herbívoro pertencente à linhagem ancestral dos crocodilos e das aves.

Os fósseis encontrados em Agudo estão salvaguardados no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), responsável pelas pesquisas, publicações e divulgação do patrimônio paleontológico da região da Quarta Colônia.

Novo fóssil de um “tataravô” dos mamíferos que viveu junto com os primeiros dinossauros é encontrado em São João do Polêsine

BBB dos dinos: quem seria quem se os fósseis da região entrassem no Big Brother?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tudo o que você precisa saber para curtir os shows de Menos é Mais, Dilsinho e Atitude 67 nesta sexta Anterior

Tudo o que você precisa saber para curtir os shows de Menos é Mais, Dilsinho e Atitude 67 nesta sexta

Música, jantar e bate-papo: evento Conexão Mulher reúne grande público em Santa Maria Próximo

Música, jantar e bate-papo: evento Conexão Mulher reúne grande público em Santa Maria

Geral